Entre em contato:
(92) 99388 0771

SOBRE NÓS

Tudo começou no Advento do ano passado (dezembro de 2017), quando nos preparávamos para a festa de Natal. Apenas estava iniciando mais um dia de atendimento paroquial, quando bateu em nossa porta uma senhora grávida falando em Espanhol e procurando pelo “Cura” da paróquia. Tratava-se de dona Eugênia Rodriguez, acompanhada de sua filha Khamile Hhalil. As duas muito assustadas pediam ajuda, pois, não sabiam o que fazer diante da ameaça de despejo do quarto onde estavam hospedadas. O despejo do quarto onde estavam hospedadas. O desespero da filha em morar na rua junto com seu irmãozinho, Vicenzo Augusto, e com a mãe que estava quase completando os dias para dar à luz, tomou conta daquele momento sagrado.

Eu sabia que como cristão e humanista, não podia ser indiferente com essa família. Para mim estava claro que era “Ele” (o próprio Jesus) batendo à nossa porta! Não deu outra, em poucos dias, a família Rodriguez estava vivendo conosco em nossa paróquia. E assim iniciou a “Casa de Acolhida”, uma ideia de Deus através de seus filhos Eugênia, Khamile, Vicenzo, e mais tarde o novo membro da família, Lorenzo.

A nova configuração da casa, partiu de uma conversa com Dom Sergio Castriani, nosso arcebispo, sobre essa família. No final da conversa, Dom Sergio agradeceu o gesto e disse: “Poderia receber mais refugiados lá! ”. Foi quando ele colocou a Cáritas Arquidiocesana em contato conosco e em seguida somou-se a nós a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiado).

A casa passou por uma adequação e desde o dia 04 de maio, está acolhendo 122 moradores, desses 57 são crianças de 0 a 10 anos, quatro gravidas e os demais são adultos, todos com alguma profissão e estão em busca de trabalhos para alcançar a tão desejada integração social e autonomia.

Contamos também com uma equipe técnica (coordenação interna) assumida pela ACNUR através da Cáritas Arquidiocesana. E juntos, temos muitas coisas boas para celebrar. Jesus, o Pastor providente, tem sido muito generoso para conosco. Ele tem se manifestado em muitas pessoas generosas de todos as classes, credos, (católicos, protestantes, espiritas, mórmons...) e ateus. É bonito ver a fraternidade e a solidariedade se concretizando em torno a esse projeto que a nós foi confiado com a missão de animá-lo e coordená-lo.

 

Somos muitos gratos pela graça a nós concedida, sem mérito algum, de colocar em prática aquilo que nossa Igreja há anos vem nos interpretando: transformar nossas Paróquias em “Casa de Acolhida”. Que possamos ser fiéis nesse propósito. Rezem por nós e em troca nos colocamos em comunhão com vocês. E se possível venha fazer parte dessa missão como voluntário: pois, fazer o bem, faz bem!

 

Paz e bem,

 

Fr. Alex Assunção, OFM

© 2023 por Casa de Acolhida Santa Catarina, MANAUS.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Twitter Clean
  • White YouTube Icon
  • facebook

Entre em contato:
(92) 99388 0771

Encontre-nos:
R. Álvaro Bandeira de Melo, 155 - Petrópolis, Manaus - AM, 69067-210

© 2023 por Casa de Acolhida Santa Catarina, MANAUS.

Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now